terça-feira, 24 de julho de 2012

Associação Cerrocoraense de Cultura é contemplada com programa do Banco do Nordeste

A Associação Cerrocoraense de Cultura, a ACC, foi contemplada pelo Programa Banco do Nordeste de Cultura - Edição 2012. O projeto aprovado pelo BNB trata da criação da primeira Filarmônica Jovem do Município e está orçado em R$ 33.640,00 destinados à aquisição de instrumentos musicais de sopro, como flautas, clarinetes, sax, trompetes, trombones e outros. Esse projeto foi o segundo enviado ao BNDES. O primeiro, que tratava da aquisição de uma sede para o desenvolvimento das atividades da ACC, em torno de R$ 90 mil, não foi aprovado. 

Fundada em novembro de 2009 e tendo como principal meta a inclusão social de crianças e pré-adolescentes carentes do município através da música, a ACC tem como ferramenta principal sua Banda de Flauta Doce, fundada no ano de 2010, onde são ministradas aulas de leitura e notação musical. Atualmente, cerca de 50 crianças e adolescentes estão envolvidos na ação. A meta é aumentar esse número para até 80 jovens com idades entre 09 e 17 anos. 

Feliz com a novidade, o presidente da associação, o empresário e “maestro” Zeca Araújo, se mostra empolgado com a realização de mais esse projeto e garante que a criação da Primeira Filarmônica Jovem do município é uma questão de pouco tempo. Segundo ele, a mesma servirá para ampliar as possibilidades musicais dos alunos, dando continuidade às atividades já iniciadas, oferecendo, gratuitamente, aulas de iniciação à prática de diversos instrumentos. 

Programa BNB de Cultura 

O Programa de Cultura Banco do Nordeste criado pelo Banco do Nordeste em 2005, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos destinados ao patrocínio de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Durante suas sete edições foram patrocinados 1.371 projetos, beneficiando diretamente 350 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário